"Escolhas são difíceis mas só você sabe qual caminho deve seguir, escolha o que te leva a vida".
Lee este livro quando estava no 9ª ano do fundamental, pronto, foi paixão a primeira vista, tinha apenas 14 anos, é uma leitura bem madura e critica ao mesmo tempo, deixado o leitor com indagações, será que sei o que estou fazendo? quem tem razão, os pais ou os filhos? adolescente sabe mesmo o que faz? etc. Mil perguntas e uma unica resposta contida no livro, é uma leitura indicada a partir dos 12 anos (adolescentes) por que? bem, acredito que é apartir desta idade que muitos adolescentes estão maduros para este tipo de livro, absorvendo um conceito sobre o que supostamente sabem, mas, recusa-se saber. Por isso, crianças não são indicadas para ler este livro, pois estas, não sabem de certa forma o que seja certo ou errado, bom ou ruim. Ok? Vamos a resenha?
"Cláudia ou apenas Clau é uma garota de 16 anos que adora curtir a vida e é uma fã da banda Shark, Mi sua prima é mais esperta, tem cabeça firme e como é chamada pela Clau, medrosa, William, mas conhecido como Baladeiro também é fã da banda Shark, os personagens principais são a Clau e o Baladeiro, a vida deles começam a mudar quando se deparam com as drogas, bebidas e cigarro, a Clau só começou a fumar, pra entrar numa balada que apenas permitia a entrada de maiores de 18 anos, quando ela viu uma colega dela entrando na balada, sabendo que esta era de menor assim como ela, Clau logo percebeu que os seguranças só deixaram ela entrar por que estava fumando cigarro, ai no entendimento dela, pensaram que a garota era de maior só por que estava com um cigarro na mão, logo ela pensou preciso aprender a fumar só pra entrar na balada também, Mi sua prima não gostou afinal de contas, nunca a mãe da Clau iria deixa-las fumar, porém Clau iria fazer tudo isso escondido da mãe, a principio era apenas para entrar numa balada, mas depois do feito, tudo começa a mudar os rumos, Clau perde totalmente o controle do cigarro, fuma quando esta nervosa ou ansiosa Mi tenta alerta-la de todas as formas, fazendo com que sua prima pare com o vicio, mas Clau acha que é besteira de Mi e diz que tem total controle da situação. Clau conhece um garoto na balada mas é num sonho que ela se vê entre dois caminhos, duas escolhas.
Já William o baladeiro, ia pra baladas com os amigos mas nunca bebia, foi então que ele experimentou as garrafinhas coloridas do pai que era de coleção, sentiu um ardor, mas nas festinhas continuava a beber sem parar, seus pais também não sabem deste vicio, foi quando um terrível acidente acontece com seus amigos que tudo muda e William reflete mais esta questão, ele bebia pra se sentir mais feliz, animado e se enturmar na balada, mas será que isso é mesmo necessário?".
O cenário principal do livro escolhido por Manuel Filho, foi a Balada, onde muitos jovens adolescentes perdem o controle das bebidas e do cigarro, cada vez mais jovens morrem vitimas de alcoolismo e do cigarro também, muitos fogem de conflitos dentro de casa e se refugiam nas festinhas, bebem usam outros tipos de drogas, passam mal e quando os sentidos voltam a funcionar estão numa cama de hospital ou em casa, de frente com os pais. Muitos não sabem desta vida dos filhos, outros sabem mas acham uma besteira, são jovens precisam viver a vida! "pensam eles"(os pais) será que é deste modo mesmo que se vive? outros tentam tirar os filhos desta vida, mas não conseguem, dão conselhos 24 horas por dia, mas adolescentes tem cabeça de vento, claro que não são todos, mas uma parte infelizmente são assim.
O livro nos ajuda a refletir sobre as drogas licitas no cotidiano dos adolescentes, nos ajudar perceber que droga como qualquer outra leva um jovem ao vicio, eles não tem auto controle da situação levam tudo na brincadeira, drogas é assunto serio e precisa ser tratado com prioridade, os jovens precisam entender o que é certo e errado, um dia você está sorrindo no outro chorando e sem saber o que fazer.
Dei 4/5 pro livro por que foi uma história curta, mas profunda e direta no assunto, além do mais, o escritor Manuel Filho dá dois desfecho pra história um bom e outro ruim pros dois protagonistas do livro e diz no final que se você discorda totalmente pode escrever o final da história da Clau e do William, eu poderia dar 5 pontos pro livro, mas o meu 4 foi que gostaria que o livro fosse mais denso no assunto, tudo aconteceu rápido demais, como se fosse da noite pro dia, claro que o vicio leva um certo tempo, semanas, meses ou anos, por isso queria que fosse mais profundo nestas questões, tirando isso, o livro é perfeito, meu favorito, sempre estou relendo-o e lhes garanto vale a pena comprar e ler este livro, é curto dá pra ler rapidinho.
Espero que tenham gostado do post de hoje amores, Feliz dia do Leitor é o nosso dia vamos comemorar todos os dias e que venham mais posts com Fé em Deus. Amém.
com xeruuu de algodão doce e ótimas leituras*-*
Nenhum comentário:
Postar um comentário